27º ENCONTRO DE BANDAS DE EXTREMA FAZ HOMENAGEM A JOÃO BONIFÁCIO

16/05/2019

A Secretaria de Cultura, promove, no próximo dia 19 de maio, na Praça Presidente Vargas, o 27º Encontro de Bandas, que nesta edição faz uma homenagem a João Bonifácio. O evento conta com a presença de bandas de dez cidades: Bom Repouso, Bueno Brandão, Campanha, Itamonte, Itanhandu, Machado, Perdões, Pouso Alto, Tocos do Moji e a cidade-sede, Extrema. Atualmente a Prefeitura de Extrema mantém diversas aulas gratuitas de música e, dentro do Projeto Música Para Todos, foi formada a Orquestra Municipal, que conta com estes alunos. Além das aulas de instrumento, os alunos também são incentivados a realizarem aulas teóricas, contribuindo, assim, com o desempenho musical de cada um. O 27º Encontro de Bandas é gratuito e aberto para a população. É também uma opção musical diferenciada que agrada desde as crianças até os mais velhos. Para mais informações sobre o evento e as aulas gratuitas, entre em contato com a Secretaria de Cultura, pelo telefone 3435-6066.

O homenageado

João Alberto Bonifácio nasceu em Extrema, em 31 de agosto de 1939, filho de Domingos Bonifácio e  Maria Voltan Bonifácio. Frequentou  o curso primário, até o terceiro ano,  no Grupo Escolar Odete Valadares, conseguindo aprender a ler e a escrever, apesar da defi ciência visual. A partir dos 10 anos de idade, começou a sentir gosto pela música, aprendendo a tocar acordeon “de  ouvido”. Na adolescência, passou por diversas intervenções cirúrgicas devido às defi ciências visuais e nas pernas, e quando adulto, no coração.  Mantinha uma discoteca com mais de 5 mil discos de vinis e 78 rotações. Nos últimos anos de vida, manteve uma coleção de CD’s. Como sempre gostou de música, foi radialista em Atibaia e Bragança Paulista e discotecário, por vários anos, do Clube Literário de Extrema, além de trabalhar com alto-falante em eventos festivos. Seu grande sonho era possuir uma rádio, o que ocorreu em 1994, quando tornou-se sócio-proprietário da rádio Nova Extrema. Foi funcionário municipal, exercendo sua função na rodoviária da cidade. João Bonifácio morreu em 29 de julho de 2000, aos 60 anos de idade.