Expandir todos

O que é?

A imunização é o processo pelo qual uma pessoa se torna imune ou resistente a uma doença infecciosa, normalmente pela administração de uma vacina.

As vacinas estimulam o próprio sistema imunológico do corpo a proteger a pessoa contra infecções ou doenças posteriores, isto é, aumenta nossa resistência contra infecções. Os meios de imunização são a vacina, imunoglobulina ou soro de anticorpos.

A quem se destina?

Todas as pessoas a partir do nascimento, sendo cada vacina direcionada para uma doença ou faixa etária em específico.

Como solicitar?

A vacinação é realizada em uma das quatro salas de vacina da Secretaria de Saúde de Extrema:

. Sala de Vacina Central: Rua Presidente Kennedy, 355, Centro

. Sala de Vacina ESF Ponte Nova: Alameda Madri, 45, Ponte Nova

. Sala de Vacina ESF Vila Esperança: Rua Portugal, 159, Vila Esperança

. Sala de Vacina Tenentes 2: Rua Rita Caetano, 250, Tenentes 2

. Sala de Vacina Vila Rica: Estrada Municipal Vereador Alípio Resende de Souza, 248, Vila Rica

. Sala de Vacina Mantiqueira: Rua Luiz Valentini, 557, Mantiqueira

As vacinas para recém nascidos são aplicadas nas salas de vacina. Para ter acesso,
basta ir até sua estrutura física com o cartão nacional do SUS do recém-nascido.

Para realizar a vacinação das outras vacinas do calendário nacional de imunização
que são aplicadas nas Unidades de Saúde, é necessário fazer o cadastro na
Unidade de Saúde do bairro em que mora.

Mais informações sobre endereço e telefone das Unidades de Saúde:

Exigências do Serviço/ Documentações

Compareça a uma sala de vacina portando os seguintes documentos: CPF, cartão do SUS e caderneta de vacinação.

Custos

Sem custo.

Passo a passo

Para atendimento, basta comparecer a uma unidade de saúde que contenha uma sala de vacina, citadas acima, com os documentos necessários.

Órgão/ Unidade Responsável

Setor de Imunização/ Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Extrema.