Capacitação aos servidores da Rede Municipal de Educação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e implicações no Ambiente Escolar

30/03/2019

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Empresa NEXO- Intervenção Comportamental, encerrou no último final de semana de março, uma capacitação aos professores, monitores, equipes de liderança e equipes de apoio (psicólogas escolares, psicopedagogas, fonoaudióloga e neuropediatra).

A iniciativa teve como objetivo capacitar os profissionais da escola para analise e manejo de comportamentos relacionados ao Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual e outros transtornos do desenvolvimento, bem como realização de adaptações curriculares e de materiais necessários ao processo de inclusão escolar.

Ao longo da capacitação algumas unidades escolares receberam a vista das profissionais da NEXO para avaliação e discussão de casos com toda equipe técnica da Educação Inclusiva do Município.

Temas como adaptação curricular, adaptação de materiais e acomodações sensoriais relevantes no ambiente escolar foram discutidos durante toda a capacitação.

Foi uma capacitação com conteúdo totalmente flexível para atender a necessidade do município. Ao longo do ano foram realizados oito encontros com professores, monitores, equipes de liderança e mais oito com as equipes de apoio (Psicólogas escolares, psicopedagogas, fonoaudióloga e neuropediatra).