21 de fevereiro de 2018

Secretaria de Turismo divulga o fluxo de visitantes e turistas no Carnaval de 2018

A Secretaria Municipal de Turismo por meio do Observatório do Turismo, realizou 4 pesquisas no período do feriado de Carnaval de 10 à 13 de fevereiro para mensurar o fluxo turístico no município. As pesquisas foram aplicadas no Parque Municipal Cachoeira do Jaguari e no Parque Municipal Cachoeira do Salto por contagem nas catracas, além do Centro de Informação Turísticas por número de atendimentos e nos meios de hospedagens por taxa média de ocupação.

O CIT (Centro de Informações Turísticas), Rota das Rosas, realizou 270 atendimentos, sendo que no Carnaval de 2017 foram realizados 263 atendimentos, o que representa um crescimento de 2%.

O Parque Cachoeira do Jaguari, Rota das Rosas, recebeu 3.621 visitantes no período do feriado. No ano passado o Parque do Jaguari recebeu no Carnaval 2.520 visitantes, tendo um aumento de 43%.

O Parque Cachoeira do Salto, Rota das Águas, recebeu 8.021 visitantes no último feriado e no ano anterior registrou 7.272, representando um aumento de 10%.

A taxa de ocupação hoteleira foi medida em 2017 considerando todos os meios de hospedagens, hotéis, pousadas e chácaras, entretanto devido a falta de fornecimento de dados das chácaras e inconsistência destes, optamos por retirá-las da pesquisa. Assim sendo a partir deste ano a taxa média de ocupação hoteleira irá computar apenas os hotéis e pousadas.

A taxa média de ocupação do carnaval de 2017 foi readequada à nova metodologia obtendo o dado de 90%, numa mostra de 18 meios de hospedagens. Em 2018 a taxa média foi de 77%, numa mostra de 20 meios de hospedagens, indicando uma redução de 13% da taxa de ocupação.