Highslide for Wordpress Plugin

Eventos

1 de novembro de 2017

Secretaria de Saúde promove o Novembro Azul em Extrema

No dia 9 de novembro é o Dia Internacional do Homem

Novembro Azul é uma ação em saúde voltada para detecção precoce de diversas doenças, considerando o homem como um todo, pois as principais causas de morte que atingem a população masculina são: doenças do aparelho circulatório, hipertensão arterial, diabetes, doenças respiratórias e neoplasias.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pelo menos 50% das doenças do coração e 75% dos acidentes vasculares cerebrais (AVCs) são devido à hipertensão Arterial, e, IBGE 2008 refere que 43% dos homens de 60 anos de idade ou mais apresentam hipertensão arterial.

A hipertensão arterial é o principal fator de risco para mortalidade ao redor do mundo e a terceira causa mais importante de incapacidade.

Já o Câncer de Próstata é o segundo mais incidente no mundo e o primeiro no Brasil. São estimados quase 70 mil novos casos da doença no Brasil. Entre óbitos por câncer, o câncer de próstata é a segunda causa de morte na população masculina no Brasil. 90% dos casos de morte acima de 65 anos por câncer de próstata.

Entretanto, as doenças prevalentes que levam à mortalidade da população masculina são, em geral, evitáveis, por meio  da aquisição de hábitos saudáveis ao longo da vida, como é ocaso das doenças do aparelho circulatório e neoplasias.

Contudo, as Unidades de Saúde – ESFs tem o papel fundamental de permitir o acesso e acolhimento do homem, praticar ações de prevenção à saúde, saúde sexual e reprodutiva, saúde mental, atuação nas principais doenças que incidem nos homens como hipertensão, diabetes e estímulo a hábitos saudáveis de vida, entre outras, além de investigar, examinar e levantar diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A população-alvo será acima de 50 anos, e 45 anos para negros e homens com antecedentes familiares de câncer de próstata.

Algumas curiosidades quanto ao exame de sangue – PSA que detecta alteração da próstata:

  • Não dispensa a consulta com o médico
  • Não substitui o exame físico realizado pelo médico, se necessário
  • O exame com resultado alterado não significa somente que tem câncer
  • 50% das alterações evoluem de forma benigna

A realização indiscriminada da realização do exame de sangue, PSA, sem consulta médica ou não associada a sinais e sintomas evidenciados pelo médico, é contra indicada pelo Ministério da Saúde e não será praticada pelo município de Extrema, ou seja, não será indicado exame de sangue sem sinais e sintomas para tal.

É importantíssimo que os homens compareceram às Unidades de Saúde da Família – ESF para participar das palestras, orientações do dia 21 ao dia  25 de novembro. Agende sua consulta periódica, não só no durante o mês de novembro como ao longo do ano.

Cuidar da saúde traz tranquilidade, bem estar e qualidade de vida. Cuidar da próstata evita câncer de próstata, consequente incontinência urinária e disfunção erétil.