Highslide for Wordpress Plugin

Educação

24 de maio de 2018

Saúde de Extrema alerta sobre a Obesidade Infantil

As equipes das unidades de saúde dos bairros da Secretaria de Saúde de Extrema realizaram um trabalho de conscientização nas escolas municipais sobre a Obesidade Infantil. Os profissionais de saúde realizaram palestras com nutricionistas, enfermeiros, médicos e demais membros das equipes abordando a alimentação saudável e explicando os perigos da Obesidade Infantil.

Obesidade infantil é uma condição em que o excesso de gordura corporal afeta negativamente a saúde ou bem-estar de uma criança. Como métodos para determinar a gordura corporal diretamente são difíceis, o diagnóstico da obesidade é muitas vezes baseada no índice de massa corporal (IMC). Devido ao aumento da prevalência da obesidade em crianças e seus muitos efeitos adversos à saúde, a obesidade infantil está sendo reconhecida como um grave problema de saúde pública. O termo sobrepeso ao invés de obesidade é muitas vezes usado em crianças, pois é menos estigmatizante.

A obesidade infantil é caracterizada pelo excesso de peso entre bebês e crianças de até 12 anos de idade. A criança é identificada como obesa quando seu peso corporal ultrapassa em 15% o peso médio correspondente a sua idade. Obesidade infantil é uma epidemia global.

A obesidade infantil é, segundo a Organização Mundial de Saúde, um dos problemas de saúde pública mais graves do século XXI, sobretudo nos chamados países em desenvolvimento. Em 2010, havia 42 milhões de crianças com sobrepeso em todo o mundo, das quais 35 milhões viviam em países em desenvolvimento.

A obesidade está relacionada a uma série de fatores como hábitos alimentares e atividade física, além de fatores biológicos, comportamentais e psicológicos. Não se trata de um problema meramente estético. Além de frequentemente sofrerem “bullying” por parte dos colegas, adultos obesos tendem a ter filhos obesos e também com sérios problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e a má formação do esqueleto. O sobrepeso e a obesidade são o quinto fator principal de risco de disfunção no mundo. A cada ano, pelo menos 2,8 milhões de pessoas adultas morrem em consequência do sobrepeso ou da obesidade. 44% dos casos de diabetes, 23% dos casos de cardiopatias isquêmicas e de 7% a 41% dos casos de alguns tipos de câncer são atribuíveis ao sobrepeso e à obesidade. A Organização Mundial de Saúde entende que a obesidade se tornou uma epidemia.

A Obesidade Infantil é um tema abordado constantemente na rede municipal de educação, as escolas municipais recebem uma dieta rica e balanceada para as crianças e adolescentes de Extrema. A merenda escolar é feita com produtos selecionados e de alta qualidade nutricional.

Confira mais fotos em nosso Facebook.