Planejamento, Orçamento e Gestão

31 de janeiro de 2018

Prefeitura de Extrema orienta sobre a limpeza de lotes

O prazo de limpeza é de 15 dias e a multa é de R$ 570,00 + R$ 2,27 por m²

Nesta época de chuvas é normal o mato crescer rápido e deixar terrenos urbanos e rurais escondendo perigos como entulhos, potes, pneus e outros materiais que podem acumular água e ser criadouro de mosquitos do Aedes aegypti, principal transmissor de doenças como Dengue, Zika Vírus, Chicungunya e a Febre Amarela, que está fazendo vítimas em nossa região.

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão orienta aos proprietários que limpem seus lotes antes de serem notificados, pois após a notificação da prefeitura o local tem que ser limpo dentro de um prazo de 15 dias, após este prazo o dono pode receber multa e a Secretaria de Meio Ambiente executa o trabalho de roçada deste lote. O valor da multa é de R$ 570,00 e é cobrado mais R$ 2,27 por m² de roçada. Em um lote de 300 m², por exemplo, este valor ficaria de R$ 681,00 de roçada e mais R$ 570,00 da multa, gerando R$ 1.251,00 de custo ao dono do lote. A Secretaria de Meio Ambiente lembra que é proibida a capina de lote química (mata mato/herbicida) e também o uso de queimadas que são proibidas e criminosas.

Lembrando que um lote sujo também pode trazer animais peçonhentos como cobras, aranhas, escorpiões, taturanas, vespas, formigas e marimbondos que podem colocar em risco a população. Por isto, denuncie lotes com este tipo de risco por meio do e-mail: lotesujo@extrema.mg.gov.br e envie, com o endereço correto do local e um ponto de referência e se possível uma foto para averiguação do fiscal.