29 de dezembro de 2017

Observatório do Turismo divulga fluxo turístico em 2017

Com o objetivo de medir o fluxo turísticos no município durante os feriados de 2017, a Secretaria de Turismo de Extrema  por meio de seu Observatório do Turismo realizou uma série de pesquisas junto ao Centro de Informações Turísticas (CIT), Parque Municipal da Cachoeira do Salto, Parque Municipal da Cachoeira do Jaguari e nos meios de hospedagens (hotéis, pousadas e chácaras).

No total de 10 pesquisas realizadas no ano de 2017 foram verificados que a taxa média anual de ocupação hoteleira foi de 70%, sendo que os feriados com as maiores taxas de ocupação foram o Carnaval de 25 a 28 de fevereiro com 86%, seguido do feriado de Corpus Christi, de 15 a 18 de junho, com 77% de ocupação. As menores taxas  foram verificadas nos feriados de Consciência Negra (18 a 20 de novembro) e Natal (23 a 25 de dezembro), ambas com 60% de ocupação.

No CIT (Centro de Informações Turísticas) os feriados com maior número de atendimentos foram o da Independência, de 7 a 10 de setembro, com 474 atendimentos e o de Corpus Christi, com 468 atendimentos. Os feriados com menores números de atendimentos foram os feriados da Consciência Negra com 144 atendimentos e o de Natal com 79. A taxa média anual de atendimento no CIT foi de 278 atendimentos.

Os feriados com maior número de visitação no Parque do Salto foram o do Carnaval, de 25 a 28 de fevereiro, período em que passaram pelo atrativo 7.272 visitantes e o feriado de Nossa Senhora Aparecida, de 12 a 15 de outubro, com 7.130 visitantes. Os feriados com menores fluxos turísticos foram o de Tiradentes, de 21 a 23 de abril, com 2.516 visitantes e o de Consciência Negra, com 2.266 turistas que passaram pelo parque.

O Parque Municipal da Cachoeira do Jaguari recebeu mais visitantes durante o feriado de Independência, de 7 a 10 de setembro, com 3.377 visitantes e o Carnaval, de 25 a 28 de  fevereiro, com 2.520. O menor fluxo de visitas foram registrados durante o período de feriado do  Dia do Trabalho, de 29 de abril a 1º de maio, com 1.523 visitantes e da Consciência Negra, de 18 a 20 de novembro, com 1.215.

Nos Parques Municipais da Cachoeira do Salto, localizado na Rota das Águas e do Parque da Cachoeira do Jaguari, Rota das Rosas, as taxas médias anuais de visitação foram respectivamente de: 4.178 e 2.056 visitantes. O maior número de visitação no Parque do Salto deve-se ao maior número de atratividade turística já implantada.

Segundo a pesquisa de atendimento dos Parques e do CIT os principais municípios de origem dos turistas e visitantes são de São Paulo, Bragança Paulista, Guarulhos e Campinas.

Observou-se no primeiro ano da pesquisa de Fluxo Turístico nos Feriados que os maiores números de fluxos turísticos ocorrem nos feriados de Carnaval, Corpus Christi e Independência. Já os menores fluxos foram registrados durante os feriado de  Páscoa, Consciência Negra e Natal.

Confira como foram os feriados em Extrema por meio da analise do Observatório do Turismo: