• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Máscara facial passa a ser obrigatória em Extrema

Máscara facial passa a ser obrigatória em Extrema

24/04/2020

Compartilhe:

A partir do dia 24 de Abril, seguindo o decreto nº 3.775, o uso de máscaras faciais torna-se obrigatório em todo local público e em comércios na cidade de Extrema.

Os especialistas explicam que a máscara facial cria uma barreira física que segura a emissão de gotículas enquanto a pessoa que está infectada fala, tosse ou respira. Para as pessoas que não estejam infectadas, é uma maneira de se proteger também dessas gotículas.

O Ministério da Saúde está orientando de que se utilize a mascara caseira, feita de tecido como algodão, tricoline, TNT, entre outros tecidos, desde que seja utilizadas e higienizadas corretamente. A máscara deve cobrir totalmente a boca e o nariz, e que estejam ajustadas ao rosto com elásticos ou fitas atrás da orelhas ou na nuca, afim de não deixar espaços nas laterais.

Como utilizar a máscara doméstica?

As máscaras domésticas são de uso estritamente pessoal, não devendo ser compartilhada em hipótese alguma. A pessoa que faz o uso de máscara deve evitar tocá-la, assim como o rosto como um todo.

Para retirar a máscara, deve-se desatar o nó da parte traseira ou o elástico lateral. Não se deve tocar na parte da frente.

Como faço para limpá-la?

Para a higienização: deixar a máscara imersa em solução com água sanitária com diluição de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água, exemplo: 10 ml de água sanitária para 500 ml de água. Deixar de molho por 30 minutos. Antes de reutilizá-la, deixar secar bem, Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.

ATENÇÃO

Vale lembrar que somente o uso de máscaras sem outras medidas preventivas não impede a transmissão e infecção da COVID-19. Por isso, a pessoa deve sempre higienizar e fazer a lavagem das mãos, obedecer a etiqueta da tosse e manter medidas de distanciamento social.

Confira o decreto clicando aqui.