Highslide for Wordpress Plugin

Turismo

10 de agosto de 2017

Cooperação técnica para consolidar a atividade turística em Extrema

Na segunda-feira, dia 7, a Secretaria Municipal de Turismo recebeu a visita da Diretora de Pesquisa e Estatística da Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), Helena Peres, e de duas professoras do curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Cláudia Freitas e Diomira Maria. O convite teve como objetivo apresentar o destino turístico Extrema para estabelecer uma relação de cooperação entre as instituições para a estruturação do Sistema Municipal de Informação Turística –  Observatório do Turismo de Extrema. A parceria teve início após a participação da Secretaria Municipal de Turismo em reuniões do Observatório do Turismo da SETUR, em Belo Horizonte, para conhecer o trabalho realizado pela  Secretaria de Estado.

A implantação do Observatório do Turismo está previsto na ação nº 5 do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável (PMDTS 2017-2020) e deverá ser um projeto piloto em Minas Gerais. A metodologia a ser desenvolvida em Extrema será disponibilizada para replicação em outros municípios, gerando resultados positivos para o turismo mineiro. Os próximos passos serão a elaboração do Termo de Cooperação e a participação dos técnicos da secretaria Municipal de Turismo no Seminário Mineiro de Pesquisa e Inovação em Turismo e no Encontro Brasileiro de Observatório de Turismo que ocorrerá em novembro na cidade de Belo Horizonte.

Para o turismólogo e responsável pelo Sistema de Informação e Monitoramento da Secretaria Municipal de Turismo, Adilson de Souza, o trabalho do Observatório de Turismo de Extrema auxiliará no desenvolvimento do município no que se refere à pesquisa de oferta e demanda: “A implantação do Observatório do Turismo tem por finalidade gerir informações, analisar e utilizar para o desenvolvimento turístico no município. Estas pesquisas são qualitativas e quantitativas sobre a oferta e demanda turística, como inventário turístico, taxa de ocupação, pesquisa de demanda turística da alta e baixa temporada entre outras”, disse.

Segundo Ana Paula Odoni, Secretária de Turismo de Extrema, reuniões como essas são importantes para que o desenvolvimento turístico do município seja mais direcionado e efetivo: “O trabalho de pesquisa feito pelo Sistema de Informação nos auxilia na tomada de decisão, pois permite o acompanhamento da evolução dos indicadores de desempenho do turismo, o que possibilita ampliar as estratégias de estruturação, promoção e divulgação do nosso destino para nosso público alvo”, define explica.