Highslide for Wordpress Plugin

Secretaria de Governo

18 de maio de 2017

Membros da Defesa Civil de Extrema participam de Workshop em Belo Horizonte

A Prefeitura de Extrema, por meio da Secretaria de Governo enviou 8 colaboradores de diferentes departamentos e secretarias para participar do Workshop para Gestores Municipais de Proteção e Defesa Civil na capital mineira no último dia 15 de maio. A Câmara Municipal de Extrema também enviou 2 colaboradores para representar o Legislativo. O trabalho do evento foi no Programa Mais Resiliente, cujo foco principal é a redução do risco de desastres.

O Evento aconteceu no Auditório Juscelino Kubitschek na Cidade Administrativa contou com representantes de todas as regiões de Minas Gerais. Foram mais de 340 pessoas de 200 municípios de diversas regiões do estado. No Workshop foi passado a história da Defesa Civil no Brasil, os recursos que o órgão disponibiliza as cidades nas tragédias de nível 1, 2 e 3, no nível 3 já é o estado de calamidade pública. Na capacitação os membros da Defesa Civil também aprenderam a trabalhar com o sistema online e cadastrar as áreas de risco da cidade e preencher toda a parte burocrática do site da Defesa Civil.

A cidade de Extrema é privilegiada por diversos motivos ambientais e a taxa de riscos da cidade está bem abaixo da média. A Prefeitura de Extrema preza pela cidade e a qualidade de vida de todos extremenses e capacita colaboradores para manter em alerta todos os órgãos da cidade e todos os departamentos da prefeitura em caso de acidentes ou desastres estão a postos para auxiliar a Defesa Civil de Extrema.

Em Extrema são poucos casos em que a Defesa Civil precisou atuar, em muitos deles foi o excesso de chuvas que causou alagamentos em áreas de riscos como margens de rios e também em construções irregulares. Mas com a atuação rápida da prefeitura com a Defesa Civil estes casos não foram graves e não tiveram vítimas. No último ano Extrema contou com o auxilio do Corpo de Bombeiros Militar que se instalou na cidade em fevereiro de 2016.

Com a participação do Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel PM Fernando Antônio Arantes e do Coordenador Adjunto da Defesa Civil, Ten-Cel PM Juliano Cançado Dias. O evento compõe as ações do programa Minas Mais Resiliente, cujo objetivo é a construção de cidades resilientes em Minas Gerais, em alinhamento à filosofia internacional de redução do risco de desastres.

O objetivo do Workshop foi mobilizar e preparar os gestores municipais de proteção e defesa civil (Prefeitos, Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil, dentre outros), que assumiram recentemente quase 75% dos municípios para desenvolverem de forma efetiva a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) em seus municípios, uma vez que é o município o principal ator na execução de ações preventivas e de resposta a desastres de qualquer natureza, antecipando a atuação dos Estados e da União.