Highslide for Wordpress Plugin

Educação

17 de agosto de 2018

Jogo de soletração abre programação do Flex 2018

O V Festival Literário de Extrema (Flex 2018) e a IV Mostra de Cinema tiveram início nesta sexta-feira (17), data em que é comemorado também o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Até domingo (19), diversos espaços públicos da cidade recebem eventos, como games, concurso de redação, mostra de cinema, oficina para jovens repórteres, oficina de estímulo à leitura, contação de história, encontro com autores, sarau de rua, shows, entre outras atividades. Este ano, a Flex tem como tema “Ser-Tão: Caminho sem fim”, uma homenagem a João Guimarães Rosa, “o construtor de linguagens”.

Neste primeiro dia, alunos das escolas públicas e particulares da cidade disputaram o game “Eu sei como escreve”, um jogo de soletração voltado para alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II e estudantes do Ensino Médio. Na disputa entre os alunos do 6º e 7º anos, o vencedor do game foi o aluno Michel da Silva Oliveira, da Escola Municipal Osvaldo de Oliveira. Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, os estudantes Sthefany Campos Neves e Pedro Max Moura Buhler, do Terra Objetivo. A competição envolveu centenas de estudantes, que lotaram a Praça Presidente Vargas para apoiar os representantes das escolas.

A Flex reúne especialistas, professores, novos escritores e autores de destaques na literatura nacional, como Luiz Ruffato, Fernanda Young, Antônio Torres e Carola Saavedra. O chef Murilo de Oliveira, uma das revelações do programa MasterChef, da Band, comanda barracas de comida na Praça Presidente Vargas. Conforme a organização da Flex, as mesas dos escritores foram estrategicamente pensadas com a finalidade de construir um centro de debates no qual o público efetivamente se inteire das reflexões e abordagens trocadas entre os convidados, acerca da literatura e da sociedade. O objetivo também é criar um canal de aproximação do público-leitor com os grandes nomes da literatura brasileira contemporânea, fazendo com que a produção literária nacional seja, de fato, divulgada e enaltecida.

Integrando a IV Mostra de Cinema, serão exibidos o documentário “Conto o que vi, o que não vi, não conto” e o filme “Mutum”. A programação completa pode ser acessada no site flex2018.com.br.