Highslide for Wordpress Plugin

Saúde

5 de Abril de 2018

HemoMinas virá a Extrema para Campanha de Doação de Sangue

“Objetivo é aumentar estoque de Tipo O no HemoMinas”

No próximo dia 6 de junho a Secretaria de Saúde de Extrema em parceria com o HemoMinas realizará na UBS Lavapés a campanha de doação de sangue para aumentar os níveis de sangue Tipo O. O município de Extrema, devido ao atendimento regional na cidade tem utilizado consideráveis quantidades de sangue, motivando esta ação. O interessado em doar deve ter sangue Tipo O, estar em boas condições de saúde e estar munido de documento com foto.

A meta da campanha é atingir 100 doadores do Tipo O, sendo positivo ou negativo e a Secretaria Municipal de Saúde manterá o cadastro a disposição para aqueles que quiserem doar permanente. Para os interessados de outros tipos sanguíneos, como A, B e AB, positivos e negativos, poderão no dia da campanha realizar o cadastro para doar no HemoMinas em Pouso Alegre. No dia 6 de julho o HemoMinas trará apenas as 100 bolsas devido a segurança do material.

Esta campanha da Prefeitura de Extrema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde visa conscientizar a população sobre a importância de criar o hábito da doação de sangue. Todos os doadores receberão um check up completo do sangue gratuitamente em sua residência. Faça sua Parte! Ajude a salvar vidas.

 

Os tipos de sangue são:

  • Sangue tipo A: é um dos tipos mais comuns e contém anticorpos B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo A ou O;
  • Sangue tipo B: é um dos tipos mais raros e contém anticorpos A, só podendo receber sangue de pessoas do tipo B ou O;
  • Sangue tipo AB: é um dos tipos mais raros e contém anticorpos A, que pode receber sangue de pessoas de todos os tipos;
  • Sangue tipo O: é conhecido como o dador universal é um dos tipos mais comum, que contém anticorpos A e B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo O.

As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo.

Já, pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB. Se deseja saber sobre os componentes do sangue leia: Componentes do sangue e suas funções.

O que é o fator Rh

Além do tipo A, B, AB ou O, existe o fator Rh, que determina se o tipo de sangue é positivo ou negativo e influencia na compatibilidade sanguínea. Assim, pessoas com sangue positivo podem receber de pessoas com qualquer Rh, mas só podem doar para outras com sangue positivo. Enquanto se o sangue tiver Rh negativo pode doar para pessoas com sangue positivo ou negativo mas só podem receber negativo.

Condições indispensáveis para doar sangue

Para doar sangue tem que:

  • Ter entre 16 e 65 anos;
  • Pesar mais de 50 Kg;
  • Caso tenha feito uma tatuagem, aguardar entre 6 a 12 meses para certificar que não foi contaminado com nenhum tipo de hepatite e que continua saudável;
  • Não fumar durante 2 horas após a doação de sangue, sob o risco de desmaiar;
  • Nunca ter usado drogas ilícitas injetáveis;
  • Aguardar um ano após a cura de alguma DST;
  • Evitar ingestão de alimentos gordurosos 4 horas antes da doação do sangue.

Os homens só podem doar sangue uma vez a cada 2 meses e no máximo 4 vezes por ano e as mulheres a cada 3 meses e no máximo 3 vezes por ano. Cada doação demora cerca de meia hora.

Como doar sangue

A pessoa que deseja doar sangue deve ir a um dos postos de colheita de sangue, preencher um formulário com diversas questões sobre sua saúde e hábitos de vida. O formulário será analisado por um especialista e, se a pessoa estiver apta, poderá então sentar-se numa maca para doar o sangue.

Um enfermeiro irá colocar uma agulha na veia do braço, por onde correrá o sangue para uma bolsa própria para armazenar o sangue. A doação dura, aproximadamente, meia hora e é possível pedir licença do trabalho neste dia, sem ter o salário descontado.

Ao findar a doação, será oferecido um lanche reforçado ao doador, para repor suas energias, pois é normal que o doador sinta-se fraco e tenha tonturas, apesar da quantidade de sangue retirada não chegar a meio litro e o organismo logo recompor esta perda.

É seguro doar sangue e o doador não pega nenhuma doença, porque segue normas nacionais e internacionais de segurança do sangue do Ministério da Saúde, da Associação Americana e do Conselho Europeu de Bancos de Sangue.

Faça seu cadastro aqui.