Campanha Municipal de Descartes de Medicamento

03/06/2019

Compartilhe:

Neste mês de Junho, acontece a Campanha Municipal de Descartes de Medicamento. Os medicamentos e insumos vencidos ou em desuso podem ser entregues na farmácia da Unidade de Saúde mais próxima.

 

Confira algumas duvidas sobre os medicamentos e seus descartes:

 

O que acontece ao jogar medicamentos no lixo, na pia ou no vaso sanitário?

Muitas substâncias químicas quando descartadas no lixo comum, na pia ou vaso sanitário, contaminam o meio ambiente e prejudicam a saúde.

Cada quilo de medicamento descartado em pias, vasos sanitários ou lixo comum pode contaminar 450 mil litros de água.

 

Mas o que fazer se algum produto (medicamentos e seringas com agulhas utilizadas)  vencer em sua casa ou se não estiver em uso?

Procure a farmácia da unidade de saúde mais próxima da sua casa para descartar corretamente, lembrando que as seringas com agulhas devem ser levadas dentro de uma garrafa pet, evitando acidentes.

Conte com a orientação do profissional de saúde quanto ao uso, armazenamento e descarte correto do seu produto.

 

O que é uso racional de medicamentos?

São todas as ações e atitudes que contribuem para utilização correta e segura dos medicamentos. Para tratar os problemas de saúde nem sempre é necessário fazer uso de medicamentos. Porém, ao utilizá-los, é importante que você tome atitudes que irão contribuir para eficácia do tratamento, além de  prevenir riscos para você e sua família. Conte sempre com o apoio e orientação do seu FARMACÊUTICO.

 

Onde os medicamentos devem ser guardados?

O ideal é que todos os produtos sejam mantidos na embalagem original, longe da luz, umidade e calor. Para guardar os medicamentos em casa devemos sempre seguir as recomendações da caixa e da bula.

Evite guardar seus medicamentos em locais facilmente acessíveis para criança e animais, como dentro do carro, armários de cozinha e banheiro. Lembre-se: sua família também deve estar protegida!

Os medicamentos que precisam  ficar sob refrigeração devem ser guardados dentro da geladeira, nas prateleiras. Nunca na porta, devido às variações de temperatura.

Nunca retire os comprimidos e cápsulas do blíster! Isso prejudica a identificação e interfere na validade do produto.

 

PONTOS DE COLETA: farmácias das unidades de Saúde da Prefeitura Municipal de Extrema. Conte também com o apoio do seu Agente Comunitário de Saúde.