Highslide for Wordpress Plugin

Secretaria de Governo

3 de setembro de 2018

Extrema 117 anos: Uma administração que faz acontecer

No dia 16 de setembro, Extrema completa 117 anos. O território que pertence ao município foi constituído a partir da emancipação, em 1901, de terras pertencentes a Camanducaia, uma das mais antigas freguesias instituídas pela administração colonial na região que atualmente corresponde ao Sul de Minas.

Nas últimas décadas do século XIX, a cidade registrou a chegada de imigrantes europeus, principalmente italianos e portugueses, e, mais tarde, de japoneses.O século XX foi marcado por intensas transformações na região, como a conclusão das obras da BR-381, em 1961, e sua duplicação, em 2005; os primeiros esforços para a adoção do turismo como instrumento de desenvolvimento socioeconômico,na década de 1960; a instalação das primeiras indústrias,nos anos 1970; a intensificação da política de atração industrial, desde a década de 1980; e um incentivo à diversificação da economia local, aliado à preocupação com a manutenção de seus recursos naturais e culturais.

Nos últimos anos, o município se destacou em diversos indicadores socioeconômicos de Minas Gerais e do país, como a primeira posição no Índice Mineiro de Responsabilidade Social da Fundação João Pinheiro e no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal. Atualmente, segundo projeções do IBGE, o município tem população estimada de mais de 35 mil pessoas (2018) e PIB per capita de R$ 153.743,36 (2015), o 20º maior do país.

Para comemorar o passado de quem ajudou a construir Extrema, o presente de pleno desenvolvimento e o futuro ainda mais promissor, a Prefeitura preparou uma festa com muita diversão e prestação de serviços à população. Os projetos Saúde e Cidadania e Viva a Comunidade serão unidos em uma edição especial que acontece no dia 15 de setembro, sábado, das 9h às 14h, na Praça Presidente Vargas. A abertura do evento será feita pela Fanfarra Municipal, que teve as atividades retomadas pela atual Administração Municipal. O evento é uma realização da Prefeitura de Extrema, da Câmara Municipal e do Grupo Arteris / Autopista Fernão Dias. No mesmo dia, no Parque Municipal de Eventos, acontece a final do 9º Festival Comida de Boteco.

Confira a programação: