28 de setembro de 2015

EM EXTREMA SE VALORIZA QUEM FEZ HISTÓRIA

Dia-do-Idoso---Banner-Site---978x300px“Dia Internacional do Idoso” será comemorado com diversas atrações por meio de parceiras e contará com atrações e serviços da Câmara Municipal,  palestra do Ministério Público, entre outros”.

A Prefeitura de Extrema por meio da Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e da Secretaria de Saúde em parceria com a Câmara Municipal, Ministério Público, Setor de Odontologia, Gerência de Esporte e Lazer, Info Beleza, Polícia Militar e Microlins estará comemorando no dia 1º de outubro o “Dia Internacional do Idoso”.

A comemoração da data fará parte da “Semana do Idoso” promovido pela Secretaria de Saúde e será realizada na Praça Presidente Vargas a partir das 9h e contará com diversas atrações e ofertas de serviços de interesse público voltadas principalmente aos jovens da terceira idade.

Em 2013, o CRAS promoveu um grande evento que também contou com diversas parcerias e neste ano a comemoração será ainda maior e melhor de forma a valorizar os idosos e ainda apresentar todos os serviços que o Município oferece a este público, destacando principalmente seus direitos elencados no Estatuto do Idoso.

Em 2014, a data não foi comemorada na forma de evento haja vista as eleições a nível Estadual e Federal e considerando que o CRAS é uma unidade pública estatal, o que inviabilizou a realização da comemoração da data pela unidade.

Confira abaixo a programação completa da comemoração do “Dia Internacional do Idoso”:

• 9h – Abertura do evento  com a constituição do Conselho Municipal do Idoso que contará com moção aos membros do Conselho pela Câmara Municipal e a primeira reunião com posse dos integrantes.
  • 9h30 – Alongamento com Educador Físico;
  • 10h30 – Palestra com a Promotora de Justiça Dra. Rogéria Cristina Leme no Clube Literário com o tema “Sistema legal de proteção aos direitos dos idosos”;
  • 13h – Apresentação de Dança Sênior – Grupo “Alegria de Viver”;
  • 13h30 – Atividades Esportivas: Zumba e Aeróbica para 3ª Idade;
  • 13h30 – Roda de conversa “Casa do Cidadão”
  • 14h30 – Apresentação Musical com a Dupla “Taubaté e Tatiana”;
  • 15h30 – Apresentação Musical “Moda de Viola”;
  • 16h – Apresentação do “Coral Renascer”;
  • 16h30 – Encerramento com o plantio de flores ornamentais.

Durante todo o evento haverá realização de procedimentos odontológicos, aferição de pressão arterial, orientações socioassistenciais e o Grupo Info Beleza estará realizando serviços de salão de beleza como corte de cabelo e manicure. No período das 9h às 11h haverá ainda orientações jurídicas pela Casa do Cidadão e Procon Câmara. A Polícia Militar também participará e trabalhará a conscientização que os jovens da melhor idade tem na sociedade, além de distribuir panfletos orientativos. A empresa Microlins realizará o sorteio de bolsa  para o curso de inclusão digital para os participantes do evento.

Na data será distribuída a cartilha “Serviços para Idosos” em formato impresso e que já se encontra disponível na versão on-line no web site da Administração na página do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no endereço: http://extrema.mg.gov.br/site/wp-content/uploads/2013/10/CARTILHA_IDOSO_Leitura.pdf

Mais informações podem ser obtidas junto a unidade do CRAS em Extrema com sede a Praça Olinto da Fonseca, 12, Subsolo – Centro, pelo telefone (35) 3435.5890 ou pelo e-mail coordenacao.cras@extrema.mg.gov.br