Highslide for Wordpress Plugin

Educação

18 de maio de 2018

Educação Ambiental com foco nas problemáticas ambientais locais

O município de Extrema através da parceria entre as SECRETARIAS de MEIO AMBIENTE e de EDUCAÇÃO possui um sistema estruturado de coordenação dos Processos de Educação Ambiental através de apoio técnico em suas atividades e Fóruns Bimestrais de Educação Ambiental realizados com os orientadores pedagógicos e representantes das escolas municipais, estaduais e particulares da rede.
Os processos e ações de Educação Ambiental acontecem desde 1997 quando o município aderiu ao Programa SEMANA DA ÁGUA realizada pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consorcio PCJ) que é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, composta por municípios e empresas tendo como objetivo a recuperação dos mananciais da sua área de abrangência. No primeiro ano de aplicação, o projeto foi realizado junto aos 3ºs anos de todas as escolas municipais onde 234 educandos (alunos) realizaram atividades de percepção ambiental e sensibilização para conservação das águas e racionalização do seu uso.
Gradualmente a SEMANA DA ÁGUA expandiu para os demais anos. Em 2000 foram envolvidos 1.200 educandos (alunos) do 3º ao 8º ano do ensino fundamental das escolas municipais e estaduais.
A inauguração da OFICINA AMBIENTAL e da SALA VERDE, em Dezembro de 2002, possibilitou a coordenação compartilhada da Educação Ambiental na época entre os Departamentos que hoje são Secretarias de Educação e Meio Ambiente e em 2005 foi criado o Fórum de Educação Ambiental das escolas, com a presença das orientadoras pedagógicas da rede.
Aos poucos a SEMANA DA AGUA deixou de acontecer em 1 semana, ganhando forma e expandindo para a rede de Educação sendo tradicional no mês de Outubro, a troca de saberes através da realização de exposições,feiras,apresentações nas escolas para finalização dos trabalhos realizados ao longo do ano letivo.
Segundo consta na Política Nacional de Educação Ambiental Lei Nº 9.795 de 1999 Art. 2º A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não – formal. Nesse contexto, considerando a necessidade de auxiliar os processos de maneira a engajar os atores envolvidos (Gestores escolares, orientadores pedagógicos, monitores, funcionários, pais e alunos) nasceu à necessidade de estruturar as experiências realizadas pelas escolas em um projeto piloto com o intuito de deixar um legado consistente de Boas Experiências na Prática.
No final de 2013, foi planejado durante os Fóruns de Educação Ambiental o Projeto Educação Ambiental com foco nas problemáticas ambientais locais, desenhado com base no plano de ensino do município e nas experiências dos projetos anteriores.
Em 2014 foi o ano piloto deste projeto e a intenção é que a metodologia continue na rede com o intuito de que a educação ambiental se estenda em um processo continuado e permanente. O processo de formação dos professores em Educação Ambiental possui acompanhamento técnico dos procedimentos através da Equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

Durante o Fórum de Educação Ambiental realizado bimestralmente pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Coordenação Pedagógica foi dialogado sobre quais PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS seriam importantes trabalhar com a rede pensando em todas as propostas utilizadas ao longo dos anos de trabalho. Foram elaborados em conjunto vários projetos a serem aplicados com os alunos considerando o Plano de Ensino Escolar. Associado a eles foi elaborado um CD com todas as informações necessárias para consulta, pesquisa e aplicação do projeto denominado SUMÁRIO BIBLIOGRAFICO entregue a cada uma das escolas. Além de uma pesquisa com os educadores da rede a fim de conhecer como estão sendo desenvolvidos os processos na mesma.
Este Projeto visa estabelecer na Rede de Educação do município de Extrema, processos de Educação Ambiental que estimulem as novas gerações a exercerem sua cidadania de maneira atuante utilizando as ferramentas da nossa realidade local.

Confira o material utilizado na Educação Ambiental:

Apresentação 1o Fórum EA 2018

boniteza

Calendário de Planejamento 2018

cartilha_pegada_ecologica

Projeto EA Formal 2018

 

Confira mais fotos: