Highslide for Wordpress Plugin

Cultura

1 de agosto de 2018

Divulgada programação do Festival Literário e da Mostra de Cinema de Extrema

A Prefeitura de Extrema, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação, divulga a programação do V Festival Literário de Extrema (Flex 2018) e da IV Mostra de Cinema. Os eventos ocorrem entre os dias 17 e 19 de agosto, em diversos espaços públicos da cidade. Este ano, a Flex tem como tema “Ser-Tão: Caminho sem fim”, uma homenagem a João Guimarães Rosa, “o construtor de linguagens”. Entre as atrações do evento, organizado pela DGC Produções, estão games, concurso de redação, mostra de cinema, oficina para jovens repórteres, oficina de estímulo à leitura, contação de história, encontro com autores, sarau de rua, shows, entre outras.

A Flex reúne especialistas, professores, novos escritores e autores de destaques na literatura nacional, como Luiz Ruffato, Fernanda Young, Antônio Torres e Carola Saavedra. O chef Murilo  de Oliveira, uma das revelações do programa MasterChef, da Band, comanda barracas de comida na Praça Presidente Vargas. Conforme a organização da Flex, as mesas dos escritores foram estrategicamente pensadas com a finalidade de construir um centro de debates no qual o público efetivamente se inteire das reflexões e abordagens trocadas entre os convidados, acerca da literatura e da sociedade. O objetivo também é criar um canal de aproximação do público-leitor com os grandes nomes da literatura brasileira contemporânea, fazendo com que a produção literária nacional seja, de fato, divulgada e enaltecida.

Integrando a IV Mostra de Cinema, serão exibidos o documentário “Conto o que vi, o que não vi, não conto” e o filme “Mutum”. A programação completa pode ser acessada no site flex2018.com.br.

Concurso de redação

O Concurso de Redação Cloé Misael integra a programação do festival e será realizado em três níveis: nível 1, para alunos do 6º e 7º anos; nível 2, para alunos do 8º e 9º anos; e nível 3, para alunos do ensino médio. O objetivo é promover produções textuais que brinquem com a escrita literária, sabendo dessa forma, construir narrativas com beleza estética. Para tal, os alunos serão orientados de acordo com o tema, podendo refletir a respeito do mesmo sob diversos prismas. A proposta de redação chegará às escolas no formato de uma prova, tendo por base o que foi proposto ao longo do segundo bimestre. O concurso é uma oportunidade para ouvir o que os alunos têm a dizer sobre suas vidas ou mesmo um momento para que tenham a liberdade de compartilhar experiências, medos e aspirações.

A realização das redações acontece no mesmo dia em todas as escolas, dia 8 de agosto. O prazo final para entrega das redações pelas escolas acontece no dia 10 de agosto. Após este prazo, a escola será desclassificada. Cada nível do concurso terá três vencedores: 1º, 2º e 3º lugares, de modo que as escolas serão avisadas no dia 16 de agosto sobre a classificação. A premiação ocorrerá no dia 18 de agosto. Os prêmios serão um Tablet para o primeiro colocado, um smartphone para o segundo e uma mochila para o terceiro.

“Eu sei como escreve”

Um dos destaques da Flex 2018 é o Game “Eu sei como escreve”, um jogo de soletração voltado para alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II e estudantes do Ensino Médio das escolas públicas e particulares. A ficha de inscrição pode ser baixada no site flex2018.com.br/gameflex2018 e deverá ser enviada para o e-mail carolinapessoav@gmail.com até o dia 13 de agosto. As disputas ocorrem no dia 17 de agosto. Cada competidor poderá escolher um Amigo Coringa, que poderá ser consultado apenas uma vez pelo participante com o intuito de ajudá-lo na soletração da palavra que estiver com dúvidas.

Neste ano, a participação da torcida de cada uma das escolas terá peso especial no game. Cada torcida deverá elaborar um grito de guerra para incentivar seu competidor. O bom comportamento da torcida, assim como a criatividade do grito de guerra, serão avaliados pelos juízes. A torcida com melhor comportamento e grito de guerra mais criativo repescará para a final um competidor de sua escola.

De acordo com as regras do game, as palavras terão grau fácil (primeira rodada), médio (segunda e terceira rodadas) e difícil (a partir da quarta rodada) e serão selecionadas de acordo com o nível de cada uma das fases. O aluno poderá solicitar que a palavra sorteada seja repetida no máximo duas vezes antes de soletrá-la. Poderá solicitar também o sinônimo e a definição da mesma antes da soletração.

Antes de soletrar a palavra, o candidato deverá repeti-la, para que não haja dúvidas sobre o entendimento da mesma. Em seguida, fará a soletração e, ao final, deve repetir a palavra. Quando o candidato errar a soletração, estará fora do campeonato e assim será até ficarem daquele grupo três classificados, que disputarão a final, juntamente com o candidato repescado pela participação da torcida. O concurso contará com uma banca de jurados responsáveis pela verificação do cumprimento das regras. A banca será formada por professores convidados ou autoridades locais.