28 de outubro de 2014

COLETA SELETIVA E DE LIXO DOMÉSTICO EM EXTREMA

A Prefeitura de Extrema, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza no município a coleta seletiva atingindo 100% da cidade, incluindo zona urbana e rural. A Coleta Seletiva existe desde 2001 e atende mais de 10 mil residências, todos os anos a campanha é atualizada para se adequar a expansão municipal. Extrema foi o sexto município a implantar um aterro sanitário em Minas Gerais e o primeiro entre as cidades com até 50 mil habitantes.

A coleta seletiva inicia às 7h e a Secretaria de Meio Ambiente orienta ao cidadão colocar os recicláveis nas sacolas apropriadas e pendurar no portão da sua casa ou depositar em caixas, mantendo longe do alcance de animais e contribuindo para uma cidade mais limpa.

O objetivo da campanha é sensibilizar a população a respeito da importância da colocação das sacolas de lixo e de material reciclável nos dias e horários que o coletor passa nos bairros. A deposição dos mesmos em local impróprio pode causar mau cheiro e problemas sérios de saúde pública, como atração de vetores (ratos e escorpiões, por exemplo) para a proximidade das casas.

A Secretaria de Meio Ambiente informa que os moradores podem solicitar o Cata-treco para móveis, eletrodomésticos e ferro velho. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria e solicitar o serviço pelo telefone: (35) 3435-3620.

Veja a Cartilha com os horários da Coleta Seletiva e da Coleta de Lixo Doméstico.

Confira algumas dicas do Meio Ambiente de Extrema:

A Nossa Responsabilidade como cidadão extremense inicia quando compramos um produto (que realmente estamos precisando), esgotamos as suas possibilidades de utilização, e quando não tiver utilidade alguma, aí sim descartamos de maneira correta. Isso se chama CONSUMO CONSCIENTE! Seguem algumas dicas práticas para colaborar com a coleta em Extrema:

• Pratique os 3 Rs: Reduza o consumo, Reutilize o que ainda tiver serventia e Recicle o que não for usar mais;
  • Para pegar pela primeira vez a sacola da coleta seletiva vá até a Secretaria de Meio Ambiente, no Parque de Eventos ou peça aos coletores que passam semanalmente em seu bairro;
  • Separe os materiais para coleta: PAPEL, VIDRO, PLÁSTICO, METAL, ÓLEO DE COZINHA do lixo comum, colocando-os no dia e horários da coleta seletiva de seu bairro;
  • Depois de frio, armazene o óleo de cozinha em garrafas pet, não é necessário coar. Tampe bem! No dia da coleta seletiva coloque a garrafa pet com o óleo armazenado dentro da sacola;
  • Armazene seu material reciclável até o dia da coleta no seu bairro pensando no Coletor. Se tiver cacos de vidro, material cortante embrulhe em papel jornal, Diminua o volume das caixas de leite, Dobre as caixas de papelão. Não misture materiais recicláveis e não recicláveis;
  • Evite colocar o LIXO em várias embalagens. Coloque a sacola de LIXO para fora apenas no horário da coleta na sua rua pendurada no seu portão ou em um gancho e mantenha o LIXO fora do alcance de animais e crianças;
  • Doe suas roupas e sapatos usados (Boas ações alimentam o ser humano e o vestem também) – Evite o desperdício, compre somente o necessário (Consumo Consciente colabora em todos os setores da sociedade e seu bolso agradece).