Highslide for Wordpress Plugin

Saúde

25 de setembro de 2018

Conheça os serviços públicos e gratuitos que podem ajudar quem passa por sofrimento mental

Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha que teve início no Brasil em 2015 e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o tema é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.

Todos os anos, são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil e um milhão em todo o mundo. Quase 100% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, em sua maioria não diagnosticados, tratados de forma inadequada ou não tratados de maneira alguma. Em primeiro lugar, está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e oferecer tratamento de qualidade aos diversos tipos de sofrimento mental, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Extrema é constituída por diversos equipamentos. Conheça alguns:

  • CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)

As pessoas atendidas no CAPS são aquelas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita viver e realizar seus projetos de vida. São, preferencialmente, pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e também crianças e adolescentes com transtornos mentais.

O importante é que essas pessoas saibam que podem ser atendidas e saibam o que é e o que faz o CAPS. O tratamento é realizado por equipe multiprofissional, que conta com psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, músico, artesão, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e médico psiquiatra. O atendimento é feito de maneira individual, com a elaboração do Projeto Terapêutico Singular (PTS), de acordo com a necessidade de cada paciente. O CAPS de Extrema funciona na Rua França, 357, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é (35) 3435- 4587.

  •  Centro de Psicologia e Fonoaudiologia

Tem como público-alvo crianças, adolescentes e adultos. Na área da psicologia, oferece tratamento para os transtornos mentais leves e moderados e, na área da fonoaudiologia, promove a reabilitação de alterações de linguagem oral e escrita, audição, fluência, voz e motricidade orofacial.

Os encaminhamentos para os psicólogos do ambulatório podem ser realizados, após avaliação, via Estratégia Saúde da Família (ESF), pelos médicos da família, psiquiatras, neuropediatras e psicólogos da rede. Já os encaminhamentos para a fonoaudiologia são realizados após avaliação, pelos médicos da família, otorrinolaringologistas, neuropediatras e psicólogos da rede. O Centro de Psicologia e Fonoaudiologia fica localizado na Rua Presidente Kennedy, 355. O telefone é (35) 3435-6245.

  • Estratégia de Saúde de Família

A Estratégia de Saúde de Família, juntamente com os Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF), também conta com equipe preparada para tratar questões relacionadas à saúde mental e sofrimento psíquico. A população pode procurar seu PSF de referência para mais informações sobre grupos e atendimentos.

  • Centro de Valorização da Vida

Outra opção é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail ou chat 24 horas todos os dias.  Para mais informações sobre o atendimento, ligue para 188 ou acesse www.cvv.org.br.

Agora que você conhece os serviços voltados para quem tem algum sofrimento mental, o mais importante é saber que qualquer pessoa pode procurar ajuda e que esses equipamentos estão prontos para auxiliar quem precisa. Ou ainda, caso tenha identificado um amigo ou familiar que está em sofrimento mental, com alguma forma de prejuízo da sua funcionalidade, procure uma de nossas unidades para mais orientações.