2 de outubro de 2015

COMEMORAÇÕES DA SEMANA E DIA DO IDOSO TEM SEU ÁPICE COM A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO

m_DSC06426“Agora Extrema conta com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) formado por representantes do Poder Público e Sociedade Civil”.

A semana do dia 28 de setembro ao dia 02 de outubro foi repleta de comemorações voltadas aos jovens da terceira idade. A Prefeitura de Extrema por meio da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com a Câmara Municipal de Extrema, Ministério Público e Polícia Militar realizaram a Semana e o Dia Internacional do Idoso.

O evento contou com diversas atrações, entre eles os inúmeros serviços públicos que o Município oferta especificamente a este público. No período da manhã a InfoBeleza – parceira do evento – realizou serviços de salão de beleza com corte de cabelo e manicure. A Casa do Cidadão e o Procon Câmara também estiveram presentes instruindo tanto os idosos quanto os transeuntes com diversas orientações jurídicas. Já o Setor de Odontologia realizou inúmeros procedimentos odontológicos como avaliação de câncer bucal, enquanto a equipe do PSF Centro I realizou procedimentos da aferição de pressão arterial.

A Gerência de Esporte e Lazer realizou atividades esportivas como Zumba e Aeróbica para terceira idade. Houve também apresentação de Dança Sênior do grupo “Alegria de Viver” – coordenado pelo CRAS. O evento também contou com “Moda de Viola” e uma bela apresentação pelo Grupo de Seresta Renascer. Encerrando o evento, a Secretaria de Meio Ambiente promoveu o plantio de flores ornamentais na Praça Cel. Simão em um ato de cidadania e cuidado com meio ambiente.

Mas neste o ano, o grande ápice das comemorações foi a criação do “Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI)”. A Câmara Municipal se reuniu nas dependências do Clube Literário e Recreativo de Extrema (CLRE) e realizou a 8ª Sessão Extraordinária do ano de 2015, onde votou e aprovou por unanimidade o Projeto de Lei de n.º 2.202, Processo de nº 119/15, de autoria do Poder Executivo, através da Secretaria de Assistência Social, que cria o “Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI)”.

Logo em seguida o Prefeito Municipal em Exercício, sancionou a Lei Municipal que cria o “Conselho do Idoso” e parabenizou a todos por mais esta conquista realizando a entrega de certificados aos membros do Poder Público e da Sociedade Civil que irão compor o Conselho.

Para o Prefeito Municipal em Exercício “os idosos devem ser tratados com dignidade e respeito, afinal de contas, se hoje a cidade é rica em qualidade de vida, é porque lá atrás eles deram a sua contribuição e todos devemos ser gratos”.

Outro grande destaque das comemorações do “Dia Internacional do Idoso” foi a palestra ministrada pela Promotora de Justiça Dra. Rogéria Cristina Leme com o tema “Sistema legal de proteção aos direitos dos idosos”.

Mais de 350 pessoas participaram da palestra, entre eles 150 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual “Odete Valadares” e 200 idosos que hoje são acompanhados pelo PSF Centro I e referenciados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A palestra foi ministrada de forma didática com as duas pontas do ciclo de vida – jovens e idosos – onde todos puderam ter acesso a gama de direitos dos idosos, responsabilidades da família, entre tantos importantes temas levantados. Ao fim da palestra, a Promotora de Justiça foi aplaudida de pé pelo público presente.

A Polícia Militar (PM) também realizou uma palestra pelo Sargento Vanuil no período da tarde abordando os direitos dos idosos. A PM também trabalhou com  conscientização que os jovens da melhor idade tem na sociedade, além de distribuir panfletos orientativos e atuar na humanização junto a este público

Confira mais fotos: