9 de março de 2018

Coleta Seletiva e de Lixo Doméstico em Extrema

A Prefeitura de Extrema, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza no município a coleta seletiva atingindo 100% da cidade, incluindo zona urbana e rural. A Coleta Seletiva existe desde 2001 e atende mais de 10 mil residências e todos os anos a campanha é atualizada para se adequar a expansão municipal. Extrema foi o sexto município a implantar um aterro sanitário em Minas Gerais e o primeiro entre as cidades com até 50 mil habitantes.

A coleta seletiva e de lixo doméstico inicia às 7h e a Secretaria de Meio Ambiente orienta o cidadão:

• SEPARE O LIXO ORGÂNICO (restos de comida, cascas de legumes e frutas) dos materiais RECICLÁVEIS (embalagens, plásticos, vidro, papel, tudo que é seco);
  • DIMINUA O VOLUME dos seus RECICLÁVEIS;
  • ARMAZENE OS RECICLÁVEIS em caixas de papelão, sacos de ração e aproveite outras embalagens
  • PENDURE O LIXO no portão da sua casa ATÉ ÀS 7 HORAS DA MANHÃ mantendo longe do alcance de animais e contribuindo para uma cidade mais limpa.

O objetivo da campanha é sensibilizar a população a respeito da importância da  disposição das sacolas de lixo e de material reciclável nos dias e horários que o coletor passa nos bairros. Depositar os mesmos em local impróprio pode causar mau cheiro e problemas sérios de saúde pública, como atração de vetores (ratos e escorpiões, por exemplo) para a proximidade das casas.

A Secretaria de Meio Ambiente informa que os moradores podem solicitar o serviço Cata-treco para móveis, eletrodomésticos e ferro velho. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria e solicitar o serviço pelo telefone: (35) 3435-3620.

Confira algumas dicas do Meio Ambiente de Extrema:

A nossa responsabilidade como cidadão extremense inicia quando compramos um produto (que realmente estamos precisando), esgotamos as suas possibilidades de utilização, e quando não tiver utilidade alguma, aí sim descartamos de maneira correta. Isso se chama CONSUMO CONSCIENTE! Seguem algumas dicas práticas para colaborar com a coleta em Extrema:

• Pratique os 3 Rs: Reduza o consumo, Reutilize o que ainda tiver serventia e Recicle o que não for usar mais;
  • Para participar da coleta seletiva, coloque seu material em caixas de papelão ou em qualquer outra embalagem;
  • Separe os materiais para coleta: PAPEL, VIDRO, PLÁSTICO, METAL, ÓLEO DE COZINHA do lixo comum, colocando-os no dia e horários da coleta seletiva de seu bairro;
  • Diminua o volume do material, dobre as caixas de leite e de papelão, amasse as latinhas e as garrafas PET;
  • Depois de frio, armazene o óleo de cozinha em garrafas pet, não é necessário coar. Tampe bem! No dia da coleta seletiva coloque a garrafa pet com o óleo armazenado ao lado do material reciclado.
  • Armazene seu material reciclável até o dia da coleta no seu bairro pensando no Coletor. Se tiver cacos de vidro, material cortante embrulhe em papel jornal, evite colocar o LIXO em várias embalagens. Coloque a sacola de LIXO para fora apenas no horário da coleta na sua rua, pendurada no seu portão ou em um gancho e mantenha o LIXO fora do alcance de animais e crianças;
  • Informe ou ajude o seu novo vizinho a participar da coleta seletiva.
  • Doe suas roupas e sapatos usados (Boas ações alimentam o ser humano e o vestem também) – Evite o desperdício, compre somente o necessário (Consumo Consciente colabora em todos os setores da sociedade e seu bolso agradece).