Planejamento, Orçamento e Gestão

7 de outubro de 2016

Campanha é lançada para motoristas e pedestres respeitarem a faixa

bannersite_978x300pxlsA Prefeitura de Extrema está lançando a Campanha “Pé na Faixa” para melhorar a convivência entre os motoristas e pedestres no trânsito. Segundo o código nacional de trânsito o pedestre tem a preferência, mas em alguns casos o pedestre também deve esperar para atravessar com segurança na faixa, principalmente quando tem um semáforo de pedestres.

Devido ao crescimento da cidade e também do número de veículos que circulam nas vias centrais, a Prefeitura de Extrema busca opções para desafogar o centro e outras medidas para melhorar o trânsito na região. Uma das medidas foi a construção da Avenida Lavapés que desafogou o trânsito na Rua Benjamin Constant. Outras medidas tomadas foram a definição de vagas para idosos e deficientes e também a acessibilidade na região central para o tráfego de pessoas com deficiência física.

Segundo a Campanha Nacional de Trânsito Ideal, no trânsito da cidade as pessoas cumprem diversos papéis como cidadãos. Quando estão dentro de um veículo – seja um carro, ônibus, moto ou bicicleta – são motoristas ou passageiros e devem comportar-se com segurança, dirigindo com atenção, usando capacete ou cinto de segurança nos bancos da frente e traseiros. Quando estão caminhando, são pedestres e também devem ser responsáveis e cuidadosos no trânsito.

O pedestre deve cuidar da sua segurança e andar com muita atenção, pois não possuem acessórios ou equipamentos de proteção contra as situações de risco que enfrenta no dia a dia do trânsito. Por isso é muito importante seguir algumas regras de comportamento, como respeitar as placas, faixas e sinalizações, para prevenir acidentes.