Highslide for Wordpress Plugin

LIMPEZA PÚBLICA

Além de tornar a cidade de Extrema referência em todo o mundo e receber diversos prêmios com o Projeto “Conservador das Águas” –  primeira lei municipal do Brasil a regulamentar o pagamento por serviços ambientais relacionados com a água, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Extrema também é responsável pela Limpeza Pública do município, o que em outras palavras significa cuidar e manter a cidade limpa.

Dentro da prestação de Serviços de Limpeza Pública, estão os serviços de Coleta de Lixo, no município divididos em:

– Lixo Doméstico (Orgânico [restos de alimentos] e não recicláveis);

– Coleta Seletiva (Papel, plásticos, latas e vidro) e;

– Cata-treco (Móveis, eletrodomésticos e ferro velho).

Mais do que divulgar a população os dias e horários das coletas, a Secretaria de Meio Ambiente tem o objetivo de conscientizar e informar a população sobre a importância da Não Geração, Redução, Reaproveitamento, Reciclagem e Destinação Correta dos resíduos. 

Sendo assim, a Secretaria de Meio Ambiente está dando sequência a  “Campanha Municipal de Coleta de Lixo”.

A Coleta de Lixo Domiciliar na zona urbana é realizada em mais de 10 mil residências diariamente. Na zona rural a coleta  é realizada  através de caçambas, atendendo assim 100% do município.

Extrema foi o 6º município a implantar um aterro sanitário no Estado de Minas Gerais e o 1º entre cidades com até 50 mil habitantes, mas isso só acontece porque a sociedade e a administração estão trabalhando e caminhando juntas, a cidade fica mais limpa e se torna ainda mais bonita.

A colaboração de cada um é muito importante, portanto, faça sua parte, participe da Campanha! Confira abaixo os horários e dias de coleta no seu bairro:

Você que não recebeu ou teve acesso a cartilha da “Campanha Municipal de Coleta de Lixo”, acesse a versão digital, clicando aqui.

Você que não recebeu ou teve acesso a cartilha da “Campanha Municipal de Coleta Seletiva de Recicláveis”, acesse a versão digital, clicando aqui.

Alguns cuidados bem simples também são importantes e fazem diferença, saiba quais:

– Evite colocar o lixo em várias embalagens para agilizar a coleta;

– Separe os materiais recicláveis e o óleo e coloque-o apenas no dia da Coleta Seletiva;

– Coloque o lixo apenas no horário de coleta da sua rua;

– Embale corretamente o lixo para evitar vazamentos;

– Mantenha o lixo fora do alcance de crianças e animais;

– Você que é proprietário de lotes sem edificação, mantenha seu imóvel limpo, livre de matos, entulhos e não jogue lixo;

– Você que é vizinho de lotes sem edificação ou em construção, não jogue lixos nos terrenos e;

– Não ateie fogo na limpeza de lotes, além de ser crime contra o meio ambiente o proprietário está sujeito a multa.

Mais informações podem ser obtidas junto a Secretaria de Meio Ambiente | Educação Ambiental em sua sede, pelos telefones (35) 3435.3620 / 8861.5389 ou pelos e-mails admmeioambiente@extrema.mg.gov.br / oficinambiental@extrema.mg.gov.br

 

P07 – Relatório Síntese – Extrema VERSÃO 3