Highslide for Wordpress Plugin

Assistência Social

24 de maio de 2018

Assistência Social promove Espetáculo “Isso é um ABUSO!”

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no último dia 18 de maio, a Secretaria de Assistência Social promoverá no dia 25 de maio, no Cine Teatro Municipal, uma peça teatral para abordar o tema com crianças e adolescentes das escolas da rede municipal. A companhia teatral apresentará em 2 sessões, das 9h e das 14h com entrada gratuita.

A companhia teatral Primeiro Ato foi contratada para abordar o tema de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com as crianças e adolescentes de Extrema. O espetáculo “Isso é um abuso!” utiliza linguagem leve, e às vezes até divertida, para abordar um assunto, que normalmente causa repulsa e emoções intensas, que merece toda a atenção para que seja adquirida a conscientização necessária para o combate deste tipo de violência, prevenindo vidas, zelando pelo desenvolvimento e proteção das crianças e adolescentes, e responsabilizando os autores da violência.

Segundo a Cia Primeiro Ato, um levantamento do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), com base nos dados de 2011 do Sistema de Informações de Agravo de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan), mostrou que 70% das vítimas de estupro no Brasil são crianças e adolescentes.

Em cada denúncia, é possível o relato de mais de uma violação. Dessa forma, os casos de abuso de sexual estão presentes em 85% do total de denúncias de violência sexual denunciadas no primeiro trimestre. Esse crime, segundo a Secretaria de Direitos Humanos, ocorre quando o agressor, por meio da força física, ameaça ou seduz, usa crianças ou adolescentes para a própria satisfação sexual.