• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Ações de conscientização sobre o aleitamento materno acontecem até o fim do mês

Ações de conscientização sobre o aleitamento materno acontecem até o fim do mês

08/08/2023

Compartilhe:

O “Agosto Dourado” busca educar a população a respeito da amamentação, em especial o aleitamento exclusivo até os seis meses de idade

Neste mês de agosto a Secretaria de Saúde de Extrema, através da estratégia de hiperdias, promove diversas ações de conscientização sobre os benefícios do aleitamento materno para as mães e bebês. O cronograma é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade até o dia 30 de agosto, em diferentes horários, e tem o objetivo de difundir informações importantes a respeito da amamentação.

Devido ao mês de agosto ser reconhecido internacionalmente como “Agosto Dourado”, em referência ao padrão ouro de qualidade do leite materno, a Prefeitura de Extrema realiza até o final de agosto uma programação especial de conscientização. A campanha busca aumentar as taxas de amamentação e salvar crianças com menos de seis meses de vida através do incentivo à aleitação exclusiva neste período.

Os benefícios do leite materno para a saúde do bebê são inúmeros, tais como a nutrição adequada,desenvolvimento cognitivo, da fala e da face, redução do risco de desenvolver diabetes, hipertensão, obesidade, entre outros. Rico em anticorpos, o leite também atua como uma “vacina” e protege contra a diarreia, infecções respiratórias, alergias, entre outras doenças.

Já para as mamães, a amamentação previne contra doenças crônicas e autoimunes e diminui os riscos de depressão pós-parto e anemia durante o puerpério. Além disso, esse ato de amor é capaz de estreitar os laços entre a mãe e a criança, fortalecendo a saúde mental dos dois.

Confira a programação para os próximos dias:

Dia 10 – UBS Centro às 10h

Dia 11 – UBS Cipreste às 8h30

Dia 16 – UBS Lavapés 1 e 2 às 10h

Dia 18 – UBS Tenentes 2 às 8h30

Dia 18 – UBS Godoy às 8h30

Dia 18 – UBS Mantiqueira às 8h30

Dia 23 – UBS Juncal às 9h30

Dia 23 – UBS Pessegueiro às 9h30

Dia 25 – UBS Bela Vista às 14h

Dia 28 – UBS Matão às 9h

Dia 28 – UBS Ponte Nova às 16h30

Dia 29 – UBS Morbidelli às 10h

Dia 30 – UBS Ajuruoca às 14h